InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
l7
Moderadores
Moderadores


Mensagens : 806
Data de inscrição : 30/05/2008
Idade : 32

MensagemAssunto: Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA   Seg Jun 30, 2008 10:34 pm

Recentemente o árbitro Herb Dean falou ao MMAWeekly.com e explicou várias regras do MMA que todos os fãs do esporte deveriam conhecer. Herb, com nove anos de experiência como árbitro de MMA, explicou em detalhes as regras sobre golpear a parte de trás da cabeça, cotoveladas ilegais, a concessão dos cinco minutos para se recuperar de golpes proibidos, se defender de maneira eficiente, o bate estaca[ou pilão] e os golpes dados ao oponente caído.


Provavelmente a mais controversa regra no MMA é a que disciplina as cotoveladas. Existe apenas uma cotovelada ilegal no MMA, e você pode usar a ponta do cotovelo como ponto de impacto.

Dean explica: “A única cotovelada ilegal é a que vem do meio-dia para as seis, e o que se quer dizer com meio-dia para as seis, fazendo uma analogia aos ponteiros do relógio. Mas onde estaria o relógio? Estaria ele onde eu o vejo normalmente ou, caso eu esteja de costas para onde eu estivesse olhando nessa posição? O que queremos dizer é que a cotovelada considerada ilegal é apenas aquela que vem de cima para baixo” [do céu para o chão, diz ele]

“Se o lutador estiver caído de costas o relogio não estaria de frente ao seu rosto. Ele estaria na parede e o movimento proibido seria o mesmo [do céu para o chão]. Atualmente entende-se que a cotovelada ilegal é aquela que vem do teto para o chão [outra analogia]. Qualquer outra cotovelada é legal”

Acertar a parte de trás da cabeça é ilegal, mas o que se considera com “parte de trás da cabeça”? Com a área proibida tendo sido recentemente modificada, existe uma grande confusão no que tange ao que se constituiria como um golpe ilegal.

“A parte de trás das orelhas é considerada a parte de trás da cabeça,” disse Dean. “É como se você estivesse utilizando um fone de ouvidos e a alça estivesse no topo da sua cabeça, então tudo que estivesse atrás das orelhas seria a parte proibida de ser golpeada... O golpe pode ser aplicado na lateral da cabeça, mas o golpe abaixo das orelhas é considerado também ilegal”

“Nos últimos dois anos nós temos enfocado bastante no MMA sobre o que seria a parte de trás da cabeça. Começou quando o MMA foi legalizado na Califórnia,” disse Dean. “O Dr. Paul Wallace veio dar um seminário para árbitros de MMA e esclareceu com diagramas e explicações para nós o que seria exatamente a parte de trás da cabeça. Conversei com ele detalhadamente sobre isso e quando falei com Armando Garcia, que é diretor executivo”[provavelmente da Comissão Atlética do Estado da Califórnia] ele ratificou que a parte de trás da cabeça é a parte que compreende o intervalo entre as orelhas [a nuca e parte de baixo das orelhas].

“Quando eu cheguei a Nevada, contei aos outros sobre essa questão para haver uma padronização. E ficou estabelecido então que esta [citada anteriormente] seria a parte de trás da cabeça [área ilegal para se aplicar golpes]. A partir de então temos coibido isso lá em todos os outros lugares em que arbitramos.”

“O enfoque nem sempre foi esse no MMA,” disse ele. “Eu já arbitro a nove anos. Na maioria do tempo nós trabalhávamos com a área proibida como sendo apenas a parte de baixo do pescoço até a nuca. Mas quando o esporte se torna regulamentado nós temos que aplicar as regras que as Comissões Atléticas querem que apliquemos”

Chutar ou dar joelhadas na cabeça do oponente quando esse esteja caído é proibido pela regras unificadas adotadas pela maioria dos eventos de MMA. Dean explica o que é exatamente um oponente caído.

“Qualquer posição que não sejam os pés suportando o peso do corpo constitui um oponente caído”, disse o árbitro veterano. Se ele toca a mão no chão ou pé e cotovelo no tablado ele está tecnicamente caído, qualquer coisa que não seja o peso do corpo sobre os pés [unicamente], constitui um oponente caído, e , portanto insuscetível de ser golpeado com chutes ou joelhadas em sua cabeça.”

Outra regra mal interpretada são os cinco minutos para a recuperação concedidos a lutadores que recebem golpes ilegais. A única ocasião em que os cinco minutos são concedidos de maneira incontestável é quando o lutador é golpeado na genitália.

“Não tenho certeza se é assim em todos os Estados, mas na maioria deles essa é a única ocasião prevista na regra... os cinco minutos para recuperação são apenas para lutadores golpeados na genitália,” comentou Dean. Sendo esta a única ocasião prevista, todas as outras ficam a critério do árbitro e do médico.

“Qualquer coisa como uma cabeçada por exemplo, o árbitro e o médico vão avaliar de perto,” prosseguiu. “Se o lutador não sabe se pode ou não continuar depois de um período de tempo, os cinco minutos não serão concedidos. Se o lutador não puder definir se vai ou não voltar para a luta depois de um período de tempo, não serão os cinco minutos que irão definir, posto que provavelmente ele precisará de atenção médica”.

Aparentemente com um entendimento diferenciado da maioria dos outros árbitros, Dean foi perguntado sobre quando o lutador está ou não se defendendo de maneira eficiente para se determinar a interrupção da luta.

“Eu procuro por algum movimento, qualquer tipo de movimento que demonstre que o lutador em desvantagem esteja se defendendo de maneira eficiente,” disse ele. “Apenas ficar deitado e cobrir o rosto não é suficiente. O lutador precisa fazer movimentos que demonstrem que ele está tentando sair daquela situação. Muitas vezes o lutador cobre o rosto, mas está empurrando o outro com as pernas, ou fazendo alguma coisa com seus pés para sair da posição de desvantagem. Então eu fico atento a tudo”.

Mesmo não sendo uma técnica muito comum, Herb foi perguntado sobre bater a cabeça do oponente no tablado, e qual a diferença entre o arremesso e o “pilão” [não achei termo mais apropriado para descrever]. Ele disse que, “ Todos os arremessos do oponente devem descrever um arco. Se você levanta os pés do adversário do chão, tendo o controle do seu peso e dirige a cabeça dele até o solo, isso é um golpe ilegal”[assim como o Marquardt fez com o Thales].

“Você pode jogar o outro e ele acabar caindo de cabeça, isso acontece. É um arremesso, mas se você levanta alguém, coloca a cabeça dele para cima e bate a cabeça dele no chão, tentando fazer isso com força, isso será coibido”.

Quando um lutador comete uma falta, três coisas podem acontecer: ele pode ser advertido; pode ter um ponto deduzido , ou pode ser desqualificado direto dependendo da situação.

“Qualquer infração das regras, por menor que seja, é uma infração,” Disse Herb. Se você adverte alguém seguidamente, ele sabe bem o que deve fazer para manter a luta limpa. Mas se ele continua a quebrar as regras pode ter um ponto deduzido ou pode até mesmo ser desqualificado.


pessoal, o texto é grande e cheio de interpretações dúbias. Peço desculpas por qualquer eventual erro e peço para que se alguém identificar algum problema que diga, pois terei prazer em corrigir.
Segue aí.

fonte:
http://www.mmaweekly.com/absolutenm/templa...3&zoneid=13

_________________
lutar é sinceridade _'' conhece a ti mesmo''
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
japa/cwb
Usuário Heavyweight
Usuário Heavyweight


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/04/2008

MensagemAssunto: Re: Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA   Ter Jul 01, 2008 1:38 am

Otimo post ..tirou um monte de duvidas minhas e de varios outros frequentadores do forum..nunca e demais saber as regras ..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ali
Usuário Heavyweight
Usuário Heavyweight


Mensagens : 226
Data de inscrição : 27/06/2008

MensagemAssunto: Re: Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA   Ter Jul 01, 2008 9:12 pm

Excelentes esclarecimentos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA   Hoje à(s) 5:49 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Herb Dean explica, esclarece várias dúvidas sobre arbitragem de MMA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Várias Dúvidas: Haya x 675 x track days x altura x viagem
» Dúvidas Sobre a Garantia do KA
» Dúvidas sobre a lendaria amazonas
» Dúvidas sobre configuração de som e preços de instalação
» [DÚVIDA] - Ventuinha dispara quando liga o ar já em Alta Rotação no Máximo?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Vale Tudo - MMA :: MMA-
Ir para: